quarta-feira, 7 de dezembro de 2011




Livro: Apátrida
Autora: Ana Paula Bergamasco
Preço: R$39,90
Editora: Todas as Falas
Como Comprar? Tem disponível na livraria do Selo Brasileiro! 


Sinopse: Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.


Resenha:
Eu não poderia esperar mais da Ana Paula, que tive o prazer de conhecer na Bienal do Livro da Bahia, onde ela lançava o novo livro "João e Maria" (o qual eu espero poder ler ano que vem!). Eu realmente me surpreendi!

O livro se passa em uma das piores tragédias da Humanidade: o Holocausto. Irena nasceu na Polônia e enfrenta dificuldades desde a infância, quando uma de suas irmãs morre. Mas é também quando ela conhece Jacob, um menino judeu que seria fonte de suas forças e esperanças para o resto da vida.

Posso parar um momento e admirar essa mulher? Com todas as desgraças que acontecem a ela, Irena ainda é capaz de se levantar e ajudar seus protegidos! Uma pessoa com menos força de vontade com certeza teria sucumbido às provações e desistido. Eu acredito que parte dessa coragem veio dos sentimentos que ela nutria por Jacob. Mas lembrando que este livro não é romance e que, uma pena, o destino deles está fadado a se desencontrar.

Recomendo o livro para aqueles interessados nesse período fascinante e amantes de fortes personagens femininos!

3 comentários:

  1. O livro me parece ótimo com uma história fascinante mesmo sendo passada numa época de tragedia. Adorei a resenha.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Vim hoje te convidar para fazer parte de um blog de resenhas literárias bem diferente, e com várias parcerias.
    Te espero lá.

    Beijos, Pamela.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu lhe agradeço muito pela resenha!!!! Também acho que Irena é muito forte!, rs. Acho que não aguentaria nem metade do que a fiz passar!
    Ah, se quiser, participe booktour do nosso outro livro: http://www.livrojoaoemaria.blogspot.com/p/booktour.html

    Abs, Ana

    ResponderExcluir